Em tempos de Copa do Mundo, o cenário é mais ou menos esse aqui no Rio Grande do Norte ou em qualquer lugar do Brasil…Mas, surpresa. Mesmo com todo esse movimento, o consumo de energia cai no estado, pelo menos quando tem jogo da seleção.
Dados da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) mostram que, na estreia verde e amarela, terça-feira passada, houve uma redução no consumo equivalente a 180 MW ou de 30%, considerando um dia típico. O índice equipara-se ao que é consumido nas cidades de Natal e Parnamirim juntas, ou seja, cerca de 1 milhão de pessoas.
A redução, explica a Cosern, ocorreu em virtude da paralisação de vários setores da economia como comércio, indústrias e repartições públicas. O fato de muitos consumidores se reunirem em casas de amigos e familiares ou em bares e restaurantes para assistirem a disputa juntos contribuiu ainda mais para fazer o índice cair.
Assim que o jogo acabou, houve um aumento abrupto de cerca de 60 MW, em apenas 15 minutos, o equivalente ao consumo da energia de todo o município de Mossoró. O número não foi suficiente, porém, para “normalizar´´ o consumo no estado.
0 Comentários