03 maio 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
11:40min. 
 em 
Caicó é a terceira cidade do país em números de suicídios‏

A Cidade de Caicó figura entre as cidades do país com altos índices de suicídios. O tema foi tratado na noite desta quinta-feira (02), no Centro Administrativo, pela Secretaria Municipal de Saúde através da palestra Prevenção de Suicídio na Prática Clínica. O palestrante foi o Médico Psiquiatra, Dr. Marcelo Modesto.

 “Foi uma palestra voltada para toda a sociedade e o objetivo foi esclarecer alguns fatores de risco que podem levar uma pessoa a ter um ato mais desesperado. Orientações como essa acaba prevenindo novos episódios, então não podemos deixar de esclarecer a população. Isso é uma questão de Saúde Pública”, disse Modesto.

Em termos de número de óbitos, o Brasil figura entre os dez países que registram os maiores números absolutos de suicídios. Foram 8639 suicídios oficialmente registrados em 2006, o que representa, em média, 24 mortes por dia. Do total de suicídios, 79,3% foram de homens, o que dá uma razão de 3,8:1 entre homens e mulheres.

Quando o assunto passa a ser os Municípios, o Seridó do RN chama a atenção e preocupa as autoridades médicas. A Cidade de Caicó é a terceira do Brasil, com população igual ou maior do que 50 mil habitantes, em números de suicídios. À frente estão Lajeado e Venâncio Aires, ambas no Rio Grande do Sul.

“É um problema grave e precisamos cuidar. Em casos de risco eminente o paciente tem que estar em um ambiente seguro e deve ser acompanhado durante todo o dia. A curto prazo o que se deve fazer é manter o paciente seguro e médio e longo prazo é necessário mantê-lo estabilizado. Já nas situações bem iniciais, o recomendável é procurar o quanto antes uma ajuda médica”, finalizou modesto.

Estima-se que as tentativas de suicídio superem o número de suicídios em pelo menos dez vezes. Não há, entretanto, em nenhum país, um registro de abrangência nacional de casos de tentativa de suicídio.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!