Segundo o blog http://apodibaixodopano.blogspot.com/, haveria um equívoco na contagem dos votos válidos para a Assembleia Legislativa.
Para se obter o Quociente Eleitoral (QE), divide-se o número de votos válidos (1.722.118) pelo nº de vagas na Assembléia (24).
1.722.118 dividido por 24 é igual a 71.755 (arredondado para cima)
Quociente Eleitoral (QE) = 71.755.
“Depois, para sabermos quantos e quais candidatos foram eleitos pega-se a votação válida do partido ou coligação, que é a soma dos votos nominais (os votos que os eleitores dão aos candidatos diretamente) juntamente com os votos de legenda (que são os votos que os eleitores dão somente ao partido) e divide pelo Quociente Eleitoral (QE), chegando ao Coeficiente Eleitoral (CE)”, diz a matéria.
Diante desses cálculos, o blog acredita que a coligação “A Coragem para Mudar II” teria uma sobra maior (0,78) que a coligação “Força da União”, portanto é a detentora da vaga na Assembléia.
Nesse caso, segundo dados da matéria, Roberto Germano (PCdoB), seria o candidato eleito. E não Raimundo Fernandes (PMN).
Diante desse fato, o candidato a vice-governador pela “Coragem Pra Mudar”, Álvaro Dias (PDT), deve disponibilizar sua assessoria jurídica, para revisar os cálculos junto ao TRE.
0 Comentários