09 jan 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
17:18min. 
 em 
Sem categoria
Associações rurais discutiram prioridade para a Zona Rural com nova administração em Caicó‏

Representantes de mais de trinta associações rurais estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (09), com o prefeito Roberto Germano (PMDB)  e seu vice Oriel Segundo (PR) no Centro Administrativo de Caicó. O encontro também contou com as participações de vereadores, militares do Batalhão de Engenharia e Construção, Seapac, Adese, dentre outros segmentos. A discussão girou em torno de medidas emergenciais e estruturais para as comunidades rurais.

A prioridade inicial serão as ações emergenciais, que passam pela garantia de água para o consumo humano e animal, através da perfuração de novos poços e colocando para funcionar os que já foram perfurados; ampliação do abastecimento através de carros-pipas, incluindo a abertura de novos cadastros para famílias, cacimbão para abastecer as comunidades, dentre outras providências.

Na reunião, o Município também se comprometeu de fazer gestões junto ao Banco do Nordeste do Brasil e a Conab, na tentativa de agilizar questões burocráticas nas linhas de crédito, com relação a comercialização do milho. Uma sugestão foi à criação pelo Governo Municipal de um programa de distribuição de ração animal, em parcerias com esses órgãos.

Para o coordenador da Operação Pipa, do 1º Batalhão de Engenharia e Construção, Capitão David Vale, a situação do abastecimento d’água pelos carros-pipas tem se agravado nos últimos dias, principalmente com o aumento de pessoas cadastradas no programa, que cresce diariamente. “Quanto mais pessoas, mais carros para trabalhar e mais água para distribuir, e os nossos mananciais, no nosso caso o Açude Itans se encontra com um volume de água bem abaixo da sua capacidade”, disse o oficial.

Vamos levantar quais os poços que foram instalados e estão sem funcionar, para amenizar essa demanda de água do carro-pipa, e depois vamos ver o que podemos fazer, não de imediato, como a questão das cisternas, o corte de terra, se porventura chover, mas a prioridade será atacar o problema da falta d’água na zona rural”, destacou Hamilton Teixeira, secretário de Agricultura de Caicó.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com