11 out 2021
 Por 
Blog do Seridó
 às 
20:37min. 
 em 
Artesã de Caicó lança bonecos inspirados nos Negros do Rosário

A artesã Delmira Lucena de Araújo, de Caicó, produziu uma arte que é um presente para quem valoriza a cultura da região, em especial a tradição dos Negros do Rosário. Apaixonada pela arte da bonecaria, a artesã confeccionou bonecos com tambores e pífanos, Nossa Senhora, o rei, a rainha e outros personagens que integram os Negros do Rosário.

Ela destaca a necessidade de valorizar a cultura da região e traz os Negros do Rosário, numa referência à cultura afrodescendente local. Esta percepção partiu de sua participação na oficina Caicó Criativa, promovida em 2020 pela Referência e Caicó Criativa com patrocínio da FUNARTE, e em especial de um desafio proposto por Diego Vale, a partir da apresentação de seus bonecos Lampião e Maria Bonita, confeccionados na oficina.

“Diego Vale me desafiou a fazer os Negros do Rosário, e eu gosto de desafio. Foi difícil fazer porque não encontrei fontes de pesquisa, mas, fui na casa de Vital, falecido recentemente, que coordenava o grupo das crianças, e ele me deu bonecos de barro. Fui montando a ideia observando estes bonecos, e fiz a Nossa Senhora, a rainha, o rei e bonecos com os instrumentos. Então estarei estreando na Festa do Rosário”, diz Delmira Lucena com satisfação.

Recentemente, Delmira fez 300 bonecos e bonecas, representando Lampião e Maria Bonita. Fez por encomenda para levarem à Brasília. Agora na Festa do Rosário estarão disponíveis os chaveiros dos Negros do Rosário, integrando a Caicó Mostra Caicó. “Me apaixonei pela arte de fazer bonecas de pano, a partir de uma boneca que me deram em Natal para servir de molde. Desmanchei e fiz a boneca, para aprender. E estou sempre criando”, diz a artesã com entusiasmo. Os artesanatos de Delmira são comercializados em sua lojinha no Mercado Público de Caicó.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!