O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado no último final de semana. Os maiores acumulados no período das 7h15 da sexta-feira (8) até o mesmo horário desta segunda-feira (11) ocorreram na região Leste Potiguar: Nísia Floresta com 197,6 mm, São Gonçalo do Amarante com 113,4mm e Macaíba com 105,8 mm. Em Natal, capital potiguar, choveu 98,6 mm no período.
As análises apontam como decorrência das chuvas, a atuação da Zona de Convergência Intertropical que segue sob o território potiguar. “O fenômeno da Zona de Convergência Intertropical deverá continuar a agir sob o Rio Grande do Norte nesta semana, e associada ao aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico, apresentando condições favoráveis a ocorrência de chuvas em todas as regiões”, comentou o chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
As maiores temperaturas foram registradas nos seguintes municípios: Pedro Velho (Leste Potiguar) com 35°C, Ouro Branco (Central Potiguar) com 31,2°C, e Baraúnas (Região de Mossoró) com médias de 31,9°C . Sobre as recentes notícias a respeito de uma nova onda de calor que poderá atingir o país nesta semana, Bristot avalia que ‘até o momento não há indicativos de alterações na temperatura no RN, devido a forte atuação da Zona de Convergência no estado”.
0 Comentários