04 fev 2015
 Por 
Blog do Seridó
 às 
22:22min. 
 em 
Açude de Coremas na Paraíba se encontra apenas com 20% de sua capacidade total

A situação agora é realmente preocupante, a seca que afeta a região Nordeste desde 2011 poderá chegar a uma situação extrema caso o inverno não se configure este ano. Na Paraíba, por exemplo, quase todos os reservatórios estão secos, quando não, somente com 30% da capacidade de armazenamento de água.

O açude da cidade de Coremas, principal reservatório da região do Vale de Piancó, vive uma situação nunca antes vista. Hoje o manancial apresenta um baixo nível de água, estando apenas com 20% de sua capacidade total, que é de 720.000.000m³. O mesmo é responsável pelo abastecimento da cidade de Pombal (PB).

Segundo informações da batimetria só temos mais 7,0 m para atingir a cota do volume morto, que é aquele abaixo do volume útil e não é usado para consumo. A realidade torna-se muito preocupante para todos que dependem da água do açude.

Caso não chova este ano para amenizar os efeitos cíclicos que se abate sobre a região como a pior seca dos últimos 30 anos, entre janeiro a maio, a situação ficará gravíssima. A última vez que o importante açude sangrou foi no ano de 2008.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!