10 ago 2010
 Por 
Blog do Seridó
 às 
16:56min. 
 em 
TSE realizará sessões extraordinárias para julgar recursos da Ficha Limpa

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, disse hoje que, pelos prazos da Lei Eleitoral, é possível que candidatos já barrados pela Lei da Ficha Limpa possam continuar na campanha e até tomar posse se o TSE não tiver julgado os recursos a tempo.

Temos prazos processuais que não podem ser descumpridos. Vamos dar celeridade a esses julgamentos, inclusive com sessões extraordinárias a partir da semana que vem para dar conta do grande número de recursos. O fato de tomar posse e exercer o mandato sub judice é relativamente normal. Faz parte da própria legislação eleitoral”, disse.

É o caso do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC), que teve a candidatura barrada no Tribunal Regional Eleitoral, mas recorreu ao TSE.

Enquanto o recurso não for julgado, Roriz poderá continuar sua campanha e, inclusive, ser eleito.

É uma lei complexa. Não pode ser decidida com base no tudo ou nada”, disse Lewandowski.

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, disse que pode haver uma sensação de impunidade por parte dos eleitores, mas que não se trata de privilegiar a classe política.

O recurso não é só para políticos. Qualquer cidadão pode recorrer à uma instância superior e pedir o reexame de uma decisão que ele entende que não foi examinada corretamente”, disse.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com