28 set 2010
 Por 
Blog do Seridó
 às 
16:20min. 
 em 
Resultado da eleição no Rio Grande do Norte será conhecido até as 22h30 de domingo

O presidente do TRE, o desembargador Vivaldo Pinheiro, disse hoje em entrevista ao Jornal 96, em Natal, que em 5 horas e 30 minutos de trabalho será concluída a apuração das 6.869 urnas espalhadas pelo estado.

Ou seja, por volta das 10h30 da noite do próximo domingo, o Rio Grande do Norte saberá os nomes dos eleitos para todos os cargos em disputa, ou se haverá segundo turno para governo.

Ele disse que a agilidade do sistema possibilitará que a apuração seja encerrada num tempo relativamente curto, e que observadores internacionais estarão em Brasília para conferir a apuração informatizada das eleições.

O presidente do TER lembrou a novidade na lei eleitoral deste ano, que determina a necessidade de documento oficial com foto, além do título, no momento da votação e a eleição biométrica também começa a ser utilizada neste pleito.

No Rio Grande do Norte, ela será empregada já em sete zonas eleitorais, e em 11 municípios, atendendo demanda de 107 mil eleitores – 5% de todo o eleitorado.

Quem for votar pelo novo modelo, segundo o desembargador Pinheiro, não precisa portar documento oficial com foto, visto que a identificação é realizada através da impressão digital, o que inibe qualquer possibilidade de fraude.

No dia da eleição, 3 de outubro, o eleitor pode votar vestindo a camisa do seu candidato e portar bandeira, desde que de maneira individual e silenciosa.

“O que não pode é haver aglomerações onde os envolvidos estejam usando camiseta do mesmo candidato, as chamadas ‘bocas de urna’ ou distribuir brindes, como chaveiros ou canetas”, alertou o presidente do Tribunal.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com