20 abr 2021
 Por 
Blog do Seridó
 às 
15:07min. 
 em 
Queiroga discute com governadores do NE inclusão de 37 milhões de doses da Sputnik V em plano nacional

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, marcou para a tarde desta terça-feira uma reunião com estados do Norte e Nordeste que comprara a vacina Sputnik V. Wellington Dias, governador do Piauí e presidente do Consórcio do Nordeste,  que reúne nove estados da região, deve comparecer presencialmente no encontro, que acontece às 17h em Brasília. A pauta principal é a formalização de um contrato entre o Ministério da Saúde e os estados que compraram a vacina russa. A ideia é que as 37 milhões de doses negociadas com a Russia sejam incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Como informou a coluna, Wellington Dias vinha tentando marcar essa agenda com Queiroga, sem sucesso. O Consórcio do Nordeste fechou com os russos a compra de 37 milhões de doses e quer colocar esses imunizantes à disposição da pasta da Saúde, para serem incluídos no PNI. Dessa maneira, haveria uma distribuição proporcional da vacina a todos os estados do Brasil. Uma das opções é que o governo federal reembolse os estados pela compra. Essa tratativa chegou a avançar com Eduardo Pazuello, que, no mês passado, afirmou que as doses do Consórcio integrarão o plano. Com a troca de ministro na Saúde, porém, o tema não havia sido retomado.

Ontem, representantes dos estados do Nordeste desembarcaram na Rússia, com a intenção de acelerar a importação da Sputnik V, quando a vacina for liberada no Brasil. O secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas, e o sub-secretário, Thiago Campos, terão reuniões com o Centro Gamaleya, estatal que desenvolveu a Sputnik V, e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), que financiou o desenvolvimento do imunizante.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com