10 ago 2010
 Por 
Blog do Seridó
 às 
14:37min. 
 em 
Prefeito protesta contra perdas do FPM com caminhada de 176 quilômetros

Uma caminhada de 176 quilômetros entre Natal e a pequena cidade de Afonso Bezerra, de 11 mil habitantes e encravada na árida região Central do Rio Grande do Norte. Esta foi a forma encontrada pelo prefeito Jackson Bezerra para protestar contra as sucessivas perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de renda de Afonso Bezerra e da maioria dos municípios potiguares e do País.

A caminhada começou às 9 horas da manhã desta terça-feira, 10, e deverá ser concluída até o final da tarde ou início da noite de sexta-feira. Prefeitos de diversas regiões do Estado, liderados pelo prefeito de Lajes e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, fizeram questão de apoiar o colega e participar do início da caminhada, à margem da BR-101, na zona sul de Natal.

“Decidi fazer a caminhada para chamar a atenção das autoridades para a gravíssima situação dos pequenos municípios”, declarou Jackson Bezerra, que se notabilizou em eventos em Natal e Brasília por usar a bandeira do seu município como uma capa, laçada ao pescoço, à moda dos soldados brasileiros na distante Guerra do Paraguai, na segunda metade do século 19.

Jackson Bezerra vê descaso e indiferença das autoridades com a situação financeira dos municípios. “No debate dos presidenciáveis não se tocou na situação dos pequenos municípios. O que precisamos é de uma revisão do Pacto Federativo. Hoje o governo federal fica com 60% de tudo que é arrecadado no País, 25% ficam com os estados e sobra apenas 15% para os municípios”, afirmou o prefeito.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!