30 abr 2021
 Por 
Blog do Seridó
 às 
16:55min. 
 em 
Prefeito anuncia Plano Municipal de Assistência aos Autistas e pessoas com Síndrome de Down

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou nesta sexta-feira (30), o lançamento do Plano Municipal de Assistência aos Autistas e pessoas com Síndrome de Down. A iniciativa vai integrar diversos órgãos da gestão municipal e será coordenada pelo secretário municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias. Na oportunidade, foi anunciada a elaboração do projeto de construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER). O espaço vai ofertar diversos serviços de saúde, esporte, lazer, cidadania e educação para essa parcela da população. O titular da Semtas viaja na próxima semana a Brasília para buscar recursos e viabilizar a obra.

O chefe do executivo municipal louvou a iniciativa e destacou o trabalho que a Prefeitura realiza voltado às pessoas com autismo e Síndrome de Down. Álvaro lembra que a rede pública municipal de Educação conta com mais de 600 alunos encaixados nessas condições e que, dentro do programa de Atendimento Educacional Especializado, participam de atividades no contra turno escolar com professores especializados e tem à disposição salas com recursos multifuncionais que ajudam no aprendizado e tratamento. Além disso, ele lembrou da realização dos Jogos Paralímpicos do Município e dos convênios entre as secretarias de Saúde e Assistência Social com entidades da iniciativa privada e do terceiro setor ligadas a essa temática.

“Temos uma gama de ações destinadas a esse público alvo, mas eu gostaria de ver a Prefeitura avançando ainda mais nessa oferta de serviços. São iniciativas louváveis e muito importantes, porém acontecem de forma descentralizada. A marca dessa gestão é a integração e o Plano Municipal de Assistência aos Autistas e pessoas com Síndrome de Down visa interligar esse trabalho. É preciso cada vez mais incluir, ajudar, acolher e cuidar dessas pessoas”, ressaltou Álvaro Dias. “Como médico, sei muito bem dos benefícios que o tratamento adequado gera no aumento da qualidade de vida das pessoas com autismo e síndrome de down. Quando o plano me foi apresentado não titubeei, e quero dizer que vamos implementá-lo ”, afirmou.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com