17 set 2018
 Por 
Blog do Seridó
 às 
17:38min. 
 em 
Sem categoria
Técnicos abrem comporta do Açude Santo Antônio em São João do Sabugi

comportasOs técnicos do Departamento Nacional de Obras contra as Secas – Dncos acompanhados de representantes da Agência Nacional de Águas – ANA e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu – CBH PPA estiveram na manhã desta segunda-feira (17/09) no açude Santo Antônio, em São João do Sabugi. O objetivo foi cumprir a determinação da ANA, que autorizou aumentar a vazão defluente no reservatório dos atuais 284 L/s medidos em 06/09/2018 para a máxima vazão possível.

A abertura foi feita de forma gradual com o aumento progressivo das vazões até a descarga máxima possível, que foi definida pelos técnicos do Dnocs. Além disso, foi instalada uma régua no leito do rio Sabugi nas proximidades do registro de descarga e feito acompanhamento da manobra operativa, com medição das vazões de descarga e cotas correspondentes a cada grau de abertura pelo Escritório Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, de forma a gerar uma curva-chave da descarga do reservatório.

Na autorização da ANA também consta interrupção imediata da descarga no caso da verificação de problemas reportados pela Comissão de Acompanhamento da Alocação ou caso de sangria (vertimento) da barragem da Vila II (Barragem Zé Moraes) do Perímetro Irrigado Sabugi.

“A ANA autorizou uma vazão que deve descer água para pessoas que precisam na parte baixa do açude. Quando atingir, as comportas voltam a ser fechadas. Hoje o açude tem água com tranquilidade para chegar até o próximo ano. Portanto, a água que estamos liberando é para perenizar o rio e atender a todas as pessoas da região”, destacou Severino da Silva Filho, engenheiro mecânico do Dnocs.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com