15 out 2017
 Por 
Blog do Seridó
 às 
21:15min. 
 em 
Seca reduz produção de tilápia no RN

peixeEm seis anos de seca no Rio Grande do Norte, a produção de tilápia – um dos peixes mais importantes para a economia local em decorrência das variações de aproveitamento – caiu quase pela metade. Das nove mil toneladas anuais produzidas até o início da estiagem mais severa, em 2011, o número hoje não alcança cinco mil toneladas, de acordo com estimativa da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca (Sape/RN).

Com os principais açudes secos ou com baixo nível de estoque d’água, a produção fica inviabilizada por dois motivos: econômico e ambiental. Em Caicó, a única unidade pública de produção de alevinos, a Estação de Piscicultura, está parada e sem perspectivas de reabertura.

“A tilápia é chamada de “o bode da água”. É um peixe exótico que se adaptou muito bem à nossa região, ao nosso clima e tem um alto poder de desenvolvimento econômico. Mas a seca nos cortou possibilidades de expansão e criação de tilápias. Hoje, os principais produtores estão no litoral do estado, enquanto que os criadores que usavam os açudes públicos estão desempregados”, declarou o subsecretário estadual de Pesca, Alberto Cortez.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com