08 ago 2018
 Por 
Blog do Seridó
 às 
19:08min. 
 em 
RN registra 17 casos de raiva em morcegos em 2018

morcegosNo Rio Grande do Norte, dos 21 casos de raiva animal diagnosticados laboratorialmente em 2018, 17 ocorreram em morcegos. O número já supera os registros de morcegos raivosos no estado do ano passado inteiro. A Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) está orientando a população para os cuidados.

O morcego é um animal noturno, que voa em busca de alimento. Ao encontrá-lo durante o dia, seja caído no chão, alimantando-se ou pousado em local desprotegido, deve-se suspeitar de raiva. “Todo morcego encontrado morto também é suspeito de portar a doença. Nessas situações, o Controle de Endemias ou o Controle de Zoonoses do município precisa ser informado, para que possa recolher o animal e enviá-lo para exame laboratorial”, explica Julyana Diniz, Subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap.

Ao encontrar um morcego suspeito de raiva, não se deve tocar ou jogar no lixo. Crianças e animais devem ser afastados do local e é preciso isolar o morcego com um pano ou um balde, até que o Controle de Endemias ou o Controle de Zoonoses do município recolha o animal.


Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com