30 jan 2012
 Por 
Blog do Seridó
 às 
11:00min. 
 em 
Sem categoria
Previdência Social agiliza processos de recursos de benefícios

O segurado da Previdência Social que entrar com um recurso administrativo contra uma decisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá o seu processo analisado mais rapidamente. Para isso, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, assina, nesta terça-feira (31), em Natal, portaria que dá início à modernização do processo de recursos de benefícios da Previdência Social em todo o Brasil. A proposta é implantar o processo eletrônico de recursos, denominado e-Recursos.

O principal objetivo da medida é economizar tempo e dinheiro dos segurados e também da Previdência Social. Atualmente, o processo de recursos é físico e manual – consequentemente, mais demorado e caro. Com o e-Recursos, desde o momento em que é dada a entrada no processo até a decisão final, o sistema será informatizado.

Um projeto piloto já está em funcionamento no Rio Grande do Sul. O próximo a começar a funcionar será no Rio Grande do Norte, na 27ª Junta de Recursos. O ministro participará do julgamento inaugural também na terça-feira.

A portaria determina que os presidentes do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adotem as providências necessárias para que a informatização seja adotada em todas as Juntas e Câmaras de Recursos. Os dirigentes deverão instituir Comitê Gestor e Grupo de Trabalho para começar as mudanças.

Compartilhe:

2 Comentários

  1. Cidneia disse:

    Infelizmente o inss que diziam ser uma garantia para o trabalhador estar assegurado, está um caos geral….Meus pais sempre diziam: a gente tem que contribuir com o inss
    para poder no futuro ter uma aposentadoria, se acontecer de ficar doente , um acidente a pessoa está assegurado,não vai passar necessidades e todo mes vai ter uma ajuada para se manter…Acreditei!! trabalhei em empresa montadora em spaulo e fiquei afastada por
    8 meses com problemas de bursite.Voltei a trabalhar,os problemas começaram depois de 1 ano, bem piores coluna torta, hernia discal e asma bronquica.Fui no inss e fiquei mais 5 meses afastada,ai cortaram meu beneficio, a empresa faliu e ate hoje não sei onde estão os responsáveis.Fui trabalhar de faxineira em casa de familia e pagndo o meu inss para qdo precisasse ,tudo estaria em ordem,passei pela pericia foi negado o beneficio, estou prestes a fazer outra, só que nessa luta já estou com depressão e um ex patrão que eu fazia faxina pegou meu caso,está sendo resolvido na justiça.
    Agora eu pergunto:O que que essa corja do inss querem que a gente faça???
    É revoltante, não sei mais o que fazer, espero que seja resolvido em breve…
    Se ate março nao tiver nada resolvido, vou numa emissora de televisão e vou apelar!!
    Me aguardem, se todos fizessem isso,quem sabe essa corja se mancavam
    Boa tarde ate

  2. Meu processo de revisao na oitava junta de recurso do inss, deu entrada dia 06/09/2012, ainda nao foi jungado. Peço que agilize para mim , pois estou desempregada e precisando resultado da revisao. Meus agradecimentos.

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com