29 ago 2019
 Por 
Blog do Seridó
 às 
21:02min. 
 em 
Prefeitura de Natal oferece massoterapia, acupuntura e outras práticas integrativas

31189O Cento de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (Cerpic) oferece, gratuitamente, à população de Natal, serviços de acupuntura, auriculoterapia (medicina tradicional chinesa), biomagnetismo, barra de access, biodança, dança circular, terapia corporal, terapia de florais, massoterapia, terapia de ventosa, benzimento (fita energética), terapia de roda e outros. Atualmente o Centro atende em média de 300 pessoas por semana.

O Cerpic Natal também é referência para mulheres que sofrem da Síndrome do Ninho Vazio, que é a sensação psicológica de pesar e solidão que os pais sentem quando os filhos saem de casa pela primeira vez, seja para morar sozinhos ou estudar fora.  Segundo a diretora do Cerpic, Liane Medeiros, esses tratamentos têm feito um grande ajuste no bem-estar da população. “Algumas pessoas quando chegaram aqui tomavam mais de 15 medicamentos, hoje tomam apenas três. Fazemos um trabalho em parceria com a medicina tradicional, não tiramos nenhum medicamento passado pelos médicos. Aqui no Cerpic cuidamos do indivíduo como um todo e isso vai ajudando no tratamento convencional também”, explica Liene.
“Cheguei aqui nesse centro arrasada, na pior situação. Desde criança eu sofria de depressão crônica. Aqui, tive acolhimento, apoio e tratamento especial”, disse Maria do Socorro Araújo da Silva, de 69 anos. O professor Edmilson Martins, de 78 anos, que faz tratamento de acupuntura auricular, afirmou que seus problemas de sistema imunológico e nervoso melhoraram muito.

ACESSO AOS SERVIÇOS

Qualquer pessoa pode ser atendida no Cerpic, basta apresentar o cartão do SUS e uma ficha de referência que pode ser adquirida em qualquer unidade de saúde do município. Para os servidores público do município, basta apresentar o contracheque e o cartão do SUS. Inaugurado em outubro de 2017, o Cento de Referência em Práticas Integrativas e Complementares atendeu no ano passado, 12 mil pacientes. A meta para 2019 é que esse número seja ainda maior. O Cerpic fica localizado na Rua Tuiuti, número 173, no bairro de Petrópolis e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com