29 ago 2011
 Por 
Blog do Seridó
 às 
19:01min. 
 em 
Praias de Búzios e do Meio lideram as estatísticas de ocorrências dos Bombeiros

Segundo dados da seção de Salvamento Aquático, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros, os guardas vidas da corporação realizaram 131 atendimentos de janeiro a agosto no litoral potiguar. Deste total foram registrados 67 salvamentos aquáticos, seis afogamentos seguidos de morte, dez buscas de cadáveres, entre outras ocorrências.

No ranking das estatísticas, as praias de Búzios e do Meio estão empatadas com 33 ocorrências cada uma, seguidas pelas praias da Redinha (11), Forte (8), Ponta Negra (8), Via Costeira (4), Areia Preta (3), Artistas (1), Tabatinga (1), entre outras.

Dos 67 salvamentos aquáticos, registrados neste período, a praia de búzios, no litoral sul do estado, lidera as estatísticas com 27 salvamentos, seguido pela praia do meio (21), Forte (6), Ponta Negra (3), Areia Preta (3), Redinha (1), Praia dos Artistas (1), entre outras.

Dos seis afogamentos seguidos de morte, três ocorreram em praias (Forte, Pirangi e Búzios) e três em lagoas e açude (Lagoa de Alcaçuz, Lagoa de Extremoz e Açude Novo em João Câmara).

Os bombeiros ainda foram chamados para realizarem a busca de dez corpos em meio líquido (Passagem dos Cavalos, Ielmo Marinho, Rio Potengi (2), Riachuelo, Macaíba, Pedro Velho, Currais Novos, Lagoa de Muriu e Baia Formosa).  Nestes casos, o Centro de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (CEGEDC) do CBMRN realiza a busca do corpo e aciona o ITEP, órgão responsável em atestar as causas da morte.

Atualmente, 60 homens atuam no serviço de praia na grande natal, divididos em quatro postos, sendo eles na Redinha, Praia do Meio, Ponta Negra e Búzios. Outras praias recebem o patrulhamento móvel da corporação por meio de triciclos, embarcações e caminhonetes. Na alta estação e feriados, outros postos são ativados no litoral e as guarnições são reforçadas com militares do serviço administrativo.

Perfil dos Afogados

De acordo com estudos da corporação, adolescentes da faixa etária entre 15 e 18 anos representam 25% dos casos de afogamentos, seguido por 23 a 30 anos (20%), 19 a 22 anos (18%), 31 a 42 (15%), 11 a 14 anos (8%), 43 a 50 anos (6%), mais de 50 anos (5%) e até 10 anos (3%).

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com