30 maio 2014
 Por 
Blog do Seridó
 às 
10:21min. 
 em 
Países da Organização Mundial de Saúde Animal consideram o RN zona livre de aftosa

Os países integrantes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declararam erradicada a febre aftosa nos estados brasileiros de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e a região norte do Pará. A decisão foi anunciada pelo organismo internacional ontem, durante a Seção Geral da Assembléia Mundial de Delegados, em Paris, na França.
Segundo a diretora substituta do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Denise Euclydes, esta decisão da OIE é um reconhecimento do serviço veterinário desenvolvido pelo Ministério e pelos órgãos de defesa estaduais. “Além de possibilitar a abertura de mercados, a certificação elimina as restrições de trânsito interno para os demais estados pertencentes à zona livre de febre aftosa, com vacinação”, acrescenta a diretora.
Com o reconhecimento obtido pelos oito estados ontem junto à OIE, sobem para 210 milhões o total de animais que estão em zonas livres de febre aftosa, ou seja, aproximadamente 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos em 78% do território brasileiro. O governo investiu R$ 80 milhões em ações de sanidade animal, nos últimos quatro anos nessas regiões.
O Brasil possui agora 23 estados e o Distrito Federal reconhecidos internacionalmente como livres de febre aftosa com vacinação e Santa Catarina continua sendo o único livre da doença sem vacinação.
Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com