13 jan 2018
 Por 
Blog do Seridó
 às 
02:56min. 
 em 
Novo estudo sugere que é mais fácil encontrar água em Marte do que imaginávamos

MARTEMarte provavelmente possuía água em seu passado, até mesmo vastos oceanos do líquido. A maior parte deste precioso líquido escapou para os céus, mas uma parte dele continua no planeta, se transformando em gelo e se estabilizando abaixo da superfície rochosa.

nova pesquisa mostra que uma grande porção desse gelo está surpreendentemente próximo da superfície – em alguns casos apenas alguns metros abaixo. É uma ótima notícia para futuras missões no Planeta Vermelho, caso a descoberta seja confirmada.

A nova pesquisa publicada na Science entende que gelo existe a aproximadamente 1 ou 2 metros abaixo da superfície, e se estendendo por 100 metros ou mais. Isso é muito mais raso do que pesquisadores apontaram antes.

Uma equipe liderada por Colin Dundas, cientista do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), usou a sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) para detectar oito localidades do planeta onde precipícios íngremes – alguns com mais de 100 metros de altura – aparentavam exibir placas de gelo, expostos pela força da erosão.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com