16 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 às 
10:26min. 
 em 
No RN, há um doador para cada recusa de órgão

A cada uma pessoa que autoriza ser doadora de órgãos no Rio Grande, há outra que a família não permite o procedimento. De janeiro a junho de 2019 foram feitas 62 entrevistas com 32 recusas familiares, alcançando uma taxa de 51,6% de negativas. Há, inclusive, uma leve queda em comparação com o mesmo período de 2018, que foi de 59,3%, sendo 59 entrevistas e 35 recusas.

Os números foram repassados pelo Ministério da Saúde. Em todo o ano de 2018, por exemplo, o quantitativo de recusas atingiu os 70,3%. Isso porque 71 famílias foram entrevistadas e disseram não à doação de órgãos, enquanto que outras 30 autorizaram o procedimento.

De acordo com Raíssa Medeiros, coordenadora da Central de Transplantes do Estado, os números obtidos pela unidade são de que a recusa apresenta uma ligeira diferença aos números do Ministério, caindo para 48%, segundo informações da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Ela aponta que a recusa por parte dos parentes acontece em virtude da família não saber se aquela pessoa queria ser doadora de órgãos.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com