04 abr 2019
 Por 
Blog do Seridó
 às 
10:28min. 
 em 
Sem categoria
Música eletrônica reduz picadas e reprodução do mosquito Aedes aegypti, aponta estudo

denguePesquisadores da Universidade Malaysia Sarawak, na Malásia, estudaram os efeitos da música eletrônica no mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Para o teste, eles escolheram a música “Scary Monsters and Nice Sprites”, do produtor Skrillex (ouça abaixo), e constataram que enquanto a música tocava os mosquitos se reproduziram menos e também picaram menos.

Em insetos, vibrações de baixa frequência facilitam a hora do acasalamento, mas barulhos podem atrapalhar sua percepção de sinais vindos de outros insetos e de humanos.

“No caso dos mosquitos, o som emitido por eles vem do batimento das asas (o mesmo zumbido que escutamos no ouvido) e o batimento das asas possui uma frequência específica tanto para os machos quanto para as fêmeas. Para a cópula, essas frequências podem ser alteradas e ‘acertadas’ entre machos e fêmeas, para que entrem numa sintonia”, explica ao G1 Tamara Lima-Câmara, do Departamento de Epidemiologia da USP, que não participou do estudo.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com