22 mar 2017
 Por 
Blog do Seridó
 às 
14:40min. 
 em 
Metade da água distribuída no estado é desperdiçada, diz Caern

ÁGUAHoje é comemorado o Dia Mundial da Água, que é um dos recursos mais importantes para a vida. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), entre 49% e 51% da água distribuída é perdida de alguma forma no processo de abastecimento e consumo, tanto na capital, Natal, como em todo o estado. Um valor alto, segundo a empresa pública potiguar, que mostra o quão a água é desperdiçada, apesar de tecnicamente essa porcentagem fazer parte do que o órgão estadual chama de “índice de perda”.

A diretora de Empreendimentos da Caern, Geni Formiga, explica que o índice de perda leva em conta mais do que o desperdício de água em si, mas também outros fatores como ligações clandestinas – os chamados “gatos” – e, consequentemente, a perda de arrecadação da companhia.

“É um valor alto que varia entre 49 e 51%. Mas não é só a questão da água em si desperdiçada. Essa conta leva em consideração também o que é retirado dos mananciais subterrâneos e de superfície, e o que é efetivamente faturado. É uma conta que leva em consideração a perda física e a perda aparente, que é a nossa perda comercial”, afirmou a diretora.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com