31 out 2012
 Por 
Blog do Seridó
 às 
18:40min. 
 em 
Sem categoria
Mais uma causa: Apagão foi causado por falha na chave de proteção

O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, informou nesta quarta-feira que o equipamento de proteção da linha de transmissão da Taesa, controlada pela Cemig, que falhou na madrugada de última sexta-feira e causou um apagão nas regiões Norte e Nordeste havia passado por uma intervenção para manutenção uma semana antes. O problema foi causado porque essa chave de proteção não teria sido reativada após o processo.

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou que o problema foi causado por uma falha humana após o processo de manutenção, mas destacou que essa falha também não foi detectada pela empresa. “A falha não foi identificada porque testes operacionais não foram feitos. Como a proteção não funcionou, o desligamento foi propagado”, acrescentou.

Chipp disse que o ONS também identificou falhas no religamento de energia, que demorou mais de quatro horas. “O tempo de recomposição foi muito demorado, estamos investigando. Houve falhas nos três caminhos principais de religamento da energia, como bloqueios de disjuntores, tensões elevadas”, completou.

De acordo com ele, os órgãos já iniciaram estudos para a definição de caminhos alternativos de religamento da eletricidade e a superação desses bloqueios.

Apesar da causa apontada para o apagão ser “falha humana”, o ministro interino de Minas e Energia garantiu que a hipótese de falha proposital está completamente descartada.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com