18 jan 2018
 Por 
Blog do Seridó
 às 
13:04min. 
 em 
Luiz Gama é reconhecido como Patrono da Abolição da Escravatura do Brasil

IMG000000000169752

Foi publicada ontem quarta-feira (17) no Diário Oficial da União a Lei nº 13.629, que declara o advogado Luiz Gamacomo Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil.

Nascido em Salvador em 1830, Luiz Gama foi poeta, jornalista e rábula autodidata. Lutou pela libertação de mais de 500 negros mantidos em regime de escravidão e atuou contra a manutenção da escravatura. Em 2015, a Ordem dos Advogados do Brasil concedeu o título de advogado a Luiz Gama, reconhecendo sua importância enquanto jurista. Além de seu trabalho jurídico, foi também uma referência central para a imprensa negra paulistana.

Além de receber o título de Patrono da Abolição da Escravidão, Luiz Gama também teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria na mesma data, 17 de janeiro de 2018. O Livro de Aço fica localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, e contém o nome de importantes personalidades da História do Brasil, como Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com