30 dez 2011
 Por 
Blog do Seridó
 às 
14:54min. 
 em 
Leite tipo B sai do mercado na segunda-feira

O Estadão destaca que o leite tipo B sumirá das prateleiras dos supermercados brasileiros a partir de domingo. “Vamos retirar a produção do tipo de leite que não se usa mais; o leite B e C foram caindo em desuso”, explicou o secretário substituto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Marques. Há cerca de cinco anos, o produto tipo C já não é mais encontrado no mercado.

Marques não soube dizer qual o volume exato da produção do leite do tipo intermediário no Brasil, mas disse que era um volume já muito pequeno. “Já era quase nada. Tinha mais em São Paulo”, comentou.

O leite pasteurizado tipo A precisa ser produzido, beneficiado e envasado em estabelecimento denominado “granja leiteira”. O tipo B é produzido em estábulo leiteiro e beneficiado e envasado em usinas de beneficiamento ou entreposto-usina.

Nos dois casos, os locais devem atender a uma série de exigências estruturais, de higiene e de controles, inclusive em termos de sanidade do rebanho, e deve ser registrado no serviço de inspeção. A classificação por letra não leva em conta o teor de gordura do produto. Isso é feito por meio de outra nomenclatura já bastante popularizada: integral, padronizado, semidesnatado ou desnatado.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com