14 jun 2011
 Por 
Blog do Seridó
 às 
01:23min. 
 em 
Greve dos professores chega aos 42 dias de paralisação

Os professores da rede estadual de ensino completam hoje 42 dias de paralisação. A classe não concordou com a proposta apresentada pelo governo, quando foi sugerido um aumento de 34% previsto para ser pago entre setembro e dezembro de 2011. Segundo Fátima Cardoso o tempo de espera muito longo, desagradou a categoria. “A proposta só atingiria o conjunto dos trabalhadores no final do primeiro ano dessa gestão. Nós não aceitamos, queremos algo mais próximo do período atual” – argumentou a presidente do Sindicato.

Os professores refutam os argumentos do Estado, que diz não poder pagar os trabalhadores em educação devido ao fato do limite da lei de responsabilidade ter sido ultrapassado. O Sinte ignora a situação e diz que o Estado tem condições de pagar os trabalhadores agora. “Neste semestre foram arrecadados mais de 1 bilhão e 200 milhões de reais pelo governo, então não adianta dizer que a máquina está capenga. Eles têm condições de pagar o piso em vigor e os nossos salários” – afirmou Fátima.

A secretária diz que o Estado não tem condições de atender num prazo menor e declara: “Esses planos foram negociados pelo governo anterior, sabendo de antemão que o atual não teria condições de pagar” – disse Betânia Ramalho. Segundo ela, esse é o ponto conflituoso, “pois o governo passado negociou os planos sem incluí-los no orçamento, inviabilizando seu pagamento” – e continuou: “Nós trabalhamos com o orçamento do ano passado e e não foi sequer inserido” acrescentou.

Respondendo sobre os gastos e a arrecadação do Estado, a secretária esclarece que o Sindicato pode tirar suas dúvidas com a Secretaria de Administração e Finanças: “Em todas as audiências, o doutor Obery sempre colocou-se à disposição para detalhar as contas do Estado para o Sindicato verificar a realidade atual. Isso ainda pode ser feito” – finalizou a secretária Betânia Ramalho.


Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com