10 maio 2017
 Por 
Blog do Seridó
 às 
13:03min. 
 em 
Golpe do cartão clonado volta a fazer muitas vítimas no Brasil

Um golpe bancário tem feito interceptações telefônicas para convencer o cliente de que o seu cartão de crédito foi clonado. Os criminosos até enviam um “motoboy” na casa da vítima para retirar o documento.

A vítima atende uma ligação. Do outro lado da linha, o estelionatário mandou a aposentada ligar para o número, que estava no verso do cartão, para cancelá-lo. Assim que desligou, o telefone dela foi grampeado. Em vez de falar com um atendente da instituição financeira, a chamada foi encaminhada para o contato de um membro da quadrilha. Depois, a suposta atendente pediu para a aposentada escrever uma carta à mão para informar que o cartão havia sido clonado.

Além disso, a suposta atendente orientou a vítima a cortar o documento ao meio com uma tesoura, mas com uma observação importante: o chip não poderia ser danificado. Cerca de uma hora depois da saída do motoboy, a vítima percebeu a fraude ao receber uma mensagem de SMS da operadora do cartão informando de uma compra no valor de R$ 8 mil.

A Federação Brasileira de Bancos explica que, em caso de cancelamento ou bloqueio de cartão, o banco não pede a digitação de qualquer senha. O banco também nunca solicita a devolução de cartões, mesmo inutilizados e, para não deixar dúvidas, o cliente deve destruir o chip. O consultor em Segurança Roberto Costa afirma que esse tipo de golpe bancário é comum.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com