12 jun 2019
 Por 
Blog do Seridó
 às 
21:08min. 
 em 
Estudantes aprendem técnicas de linguagem audiovisual em oficina de cinema alternativo do Curta Caicó

oficina cinema alternativo (1)A abertura oficial do 2º Curta Caicó será nesta quinta-feira, 13 de junho, mas a primeira atividade de formação do festival já foi realizada na terça (11). Estudantes de escolas públicas de Caicó tiveram um dia inteiro de capacitação em linguagem audiovisual ao participarem da oficina “Cinema Alternativo”, que teve como facilitador o cineasta Ernani Silveira.

A oficina aconteceu no Centro Cultural Adjuto Dias e os estudantes tiveram acesso à história do cinema, técnicas narrativas, além do primeiro contato com equipamentos utilizados em um set de filmagem. O professor Antônio Neves, da Escola Municipal Mateus Viana, disse que a oficina foi importante ao garantir aos alunos da turma do 9º ano o acesso à linguagem audiovisual, sendo, portanto, um projeto de inclusão e incentivo às artes.

Para a estudante Quézia Lima, da Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim (EECAM), o Curta Caicó é uma oportunidade de ter acesso ao cinema e de contar suas próprias narrativas, o que é possível graças ao avanço tecnológico, que permite a realização de filmes com equipamentos acessíveis, como o celular. A oficina de Cinema Alternativo aconteceu graças ao apoio do Governo do RN, através da Fundação José Augusto, e do Sindserv Caicó.

Especialista em cinema pela UFRN e roteirista pela EICTV-Cuba, Ernani Silveira estudou Cinema Latino Americano no Chile e na Argentina, como cineasta independente exerce várias funções no audiovisual potiguar. Vem produzindo ao longo de 10 anos fotos e filmes na Ásia, na África e na América Latina.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com