25 fev 2017
 Por 
Blog do Seridó
 às 
14:27min. 
 em 
Eclipse solar anular ocorre neste domingo

f_382087A manhã deste domingo, 26, reserva um bom espetáculo no céu. Parte da América do Sul e parte da África poderão observar um eclipse solar anular. De acordo com informações da Nasa, o eclipse poderá ser observado no Brasil pelos habitantes do Sul, Sudeste, parte do Centro-Oeste e do Nordeste.

Neste eclipse, o Sol não sumirá totalmente. A Lua fará uma sombra que deixará um “anel de fogo”, pois o satélite não está perto o suficiente da Terra para cobrir todo o astro. O fenômeno poderá ser observado no território brasileiro a partir das 9 horas. Em São Paulo, o eclipse poderá ser visto por volta de 10 horas.

Um eclipse total do Sol só acontecerá no próximo dia 21 de agosto, mas terá ampla visão apenas nos Estados Unidos. Diversos observatórios astronômicos pelo Brasil, principalmente de universidades estaduais e federais, preparam eventos especiais para observar o fenômeno deste domingo. Não é recomendado olhar diretamente para o Sol, pois os raios ultravioletas podem causar danos à visão. O ideal é utilizar óculos especiais ou máscara para solda.


Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com