31 jul 2011
 Por 
Blog do Seridó
 às 
20:30min. 
 em 
Durante procissão de encerramento Festa de Sant’Ana recebe título de patrimônio imaterial

Mais de 50 mil pessoas acompanharam a procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana, neste domingo (31), em Caicó. Os fiéis percorreram as principais ruas da cidade até retornar à catedral, onde foi celebrada missa pelo bispo diocesano, Dom Manoel Delson, e concelebrada pelos demais membros do clero. Prestigiaram a cerimônia a governadora Rosalba Ciarlini, o prefeito Bibi Costa, o deputado Vivaldo Costa, o ex-deputado Álvaro Dias e o ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano.

A Festa de Sant’Ana de Caicó, celebrada há 263 anos recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reconhecimento concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. “Isso coloca o território do Seridó no foco nacional. (O título) é uma forma de mobilizar e reconhecer a cultura popular brasileira. A nossa ação será na festa e nas outras manifestações do Seridó, onde poderemos mobilizar o ministério da Cultura para apoiar as manifestações do Seridó”, disse Célia Corsino.

Além da Festa de Sant’Ana de Caicó, apenas outras duas manifestações populares religiosas, são registradas no Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil: o Círio de Nazaré, em Belém (PA), e a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (GO). “Já assumimos o compromisso de que participar de toda a preparação para proteger esse bem cultural. Essa é uma responsabilidade todos nós”, disse a governadora Rosalba Ciarlini. 

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com