01 maio 2012
 Por 
Blog do Seridó
 às 
09:37min. 
 em 
Dia Mundial do Trabalho

No Brasil e em vários países, o dia 1ª de maio é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer). Em 1941 no mesmo dia, primeiro de maio, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Aponta-se que o caráter massificador desse dia, dedicado ao trabalho e ao trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente, pela tradição e costume que os governos têm de anunciar neste dia, o aumento anual do salário mínimo. O dia do trabalho é, acima de tudo, um dia de luta por grandes conquistas. De homens e mulheres que buscam sempre uma vida melhor e dão o seu suor pelo trabalho.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com