09 jun 2010
 Por 
Blog do Seridó
 às 
06:03min. 
 em 
Desertificação do Seridó é tema retomado em livro

O solo rachado e a vegetação escassa criam um cenário real da desertificação na região do Seridó norte-rio-grandense. Para tratar dos efeitos desta desertificação, bem como do papel da mídia em olhar e divulgar as informações acerca do tema, o jornalista e professor do curso de Engenharia Civil da UFRN, José Eduardo Vilar, lança o livro “Jornalismo ambiental e a desertificação do Seridó”, hoje ás 19h, na livraria Siciliano do Midway Mall.

Na obra Jornalismo Ambiental – um novo olhar sobre a desertificação da região do Seridó, o escritor leva o leitor a conhecer os efeitos danosos da lenha como meio energético, estabelecendo relações com as atividades econômicas e suas alterações no meio ambiente.

De acordo com o autor, no âmbito social, pode-se entender que os custos econômicos provenientes da desertificação são imensuráveis e de uma maneira mais acentuada é verificado que os custos humanos são ainda mais altos.

Neste livro, José Eduardo afirma que o reflexo dessas condições deve ser contextualizado no âmbito do jornalismo ambiental. “É preciso inserir o homem na natureza, apresentando a ele os problemas existentes, sugerindo soluções e estimulando ações para que ele possa enfrentá-los no seu dia a dia”, explica.

O livro foca basicamente três pontos principais: a questão contemporânea ambiental e o jornalismo ambiental; a cobertura jornalística do semi-árido relacionada através de dois jornais de maior circulação na cidade do Natal e, por fim, um novo olhar sobre a desertificação da região Seridó.

De acordo com o escritor, o leitor encontrará neste livro vários ângulos do processo de produção da desertificação, especificamente a do Seridó. O livro também aborda o significado de Jornalismo Ambiental e a questão ambiental no que nos diz respeito às contradições resultantes das interações internas ao sistema social e deste com o meio envolvente.

Com informações da Tribuna do Norte

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com