19 jul 2017
 Por 
Blog do Seridó
 às 
13:00min. 
 em 
Ceres estuda formas de reúso do esgoto doméstico no Seridó

F

A reutilização do esgoto doméstico tratado no semiárido brasileiro para minimizar os efeitos da seca é tema de um projeto de extensão do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A recente sequência de anos secos no semiárido brasileiro aumentou a preocupação sobre a gestão sustentável da água na região. Além da captação eficiente e da utilização econômica da água, o reuso de esgoto doméstico tratado é considerado uma das saídas para o combate à seca.

A professora do departamento de Geografia do Ceres e coordenadora da iniciativa, Rebecca Luna Lucena, explica que o tratamento eficaz do esgoto doméstico garante a remoção de 95% de toda a poluição.

Por meio de um manejo adequado, essa água que hoje é desperdiçada pode ser utilizada na agricultura. “A água de esgoto é rica em nutrientes, porque o material proveniente dos dejetos humanos tem origem em nossos alimentos”, enfatiza a coordenadora, que estuda climatologia e hidrografia há 17 anos.

Atualmente, no entanto, muita água se perde durante o processo de tratamento de esgoto. “Normalmente, as estações despejam suas águas já tratadas nos corpos hídricos, como em rios. Outra parte se perde por evaporação”, relata Rebecca Lucena.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com