15 nov 2018
 Por 
Blog do Seridó
 às 
21:46min. 
 em 
Apenas 7% dos municípios brasileiros têm clínicas e hospitais que fazem hemodiálise

hemodiáliseCentenas de brasileiros têm enfrentado uma peregrinação para conseguir fazer hemodiálise. Apenas 7% dos municípios brasileiros têm clínicas e hospitais que fazem o tratamento. E muitos pacientes precisam passar horas na estrada pra conseguir atendimento. O compromisso começa ainda de madrugada. Seu Ronam, de novo, se prepara para encarar os 350 quilômetros entre Aruanã e Goiânia.

É uma rotina puxada. Já são mais de 3 anos pegando estrada pra fazer hemodiálise na capital. E esse drama que o seu Roman vive é o mesmo de milhares de brasileiros que são obrigados a viajar longas distâncias em busca desse tipo de tratamento.

A van que leva pacientes segue lotada. Quando amanhece, seu Ronam finalmente chega à capital — quatro horas e meia depois de sair de casa.

Como os rins dele pararam de funcionar, a máquina é a única forma de filtrar as impurezas do sangue. São 4 horas conectado ao equipamento. “Se tivesse uma clínica mais perto, 100 km, 150, já era uma vantagem que já era metade da estrada, mais dessa distância aqui nós tá sofrido viu.”

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com