26 set 2017
 Por 
Blog do Seridó
 às 
20:22min. 
 em 
Ação de promoção à saúde é realizada na ala feminina do Complexo Penal João Chaves

26993A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio do Distrito Sanitário Norte II (DS Norte II), promoveu, nesta terça-feira (26), uma ação de promoção à saúde na ala feminina do Complexo Penal João Chaves.

Um total de 128 mulheres privadas de liberdade que atualmente cumprem pena na unidade prisional realizaram testes rápidos de HIV e sífilis. “O resultado do teste sai na hora. Caso o resultado seja positivo, encaminhamos os casos de HIV para a SAE (Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS) e os de sífilis para a Leide Morais”, explicou Lucélia Herculano, chefe do Núcleo de Atenção Básica do DS Norte II.

A assistente social da ala feminina da João Chaves, Anna Catharina, destacou a importância desse tipo de ação. “Muitas dessas mulheres não procuram os serviços de saúde quando estão em liberdade. Então com esse tipo de ação estamos garantindo o direito que eles têm de ter acesso aos serviços básicos de saúde”, afirmou a profissional, que ainda completou. “Em outras ações como essa, já tivemos casos de mulheres que foram diagnosticadas com a doença e teve a oportunidade de realizar todo o tratamento”.

Desde 2013, pelo menos uma vez por ano os testes rápidos de HIV e sífilis são oferecidos para as detentas da João Chaves, sempre trabalhando a promoção e prevenção de saúde também como uma forma de ressocialização.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com