28 set 2010
 Por 
Blog do Seridó
 às 
19:51min. 
 em 
MP de Alagoas pede a cassação da candidatura do ex-presidente Fernando Collor

O Ministério Público Eleitoral de Alagoas apresentou hoje um pedido cassação do registro da candidatura de Fernando Collor de Melo (PTB) ao governo do Estado e sua inelegibilidade por suposto abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

A ação de investigação judicial feita contra o candidato alega que a empresa de pesquisa Gape, que pertence à família de Collor (foto), fraudou o levantamento eleitoral divulgado no dia 24 de agosto.

A ação atinge também o vice na chapa, Galba Novaes (PRB).

A pesquisa mostrava que Collor tinha 38% das intenções de voto, enquanto a pesquisa Ibope, feita no mesmo período, dava 28% das citações ao petebista.

Após a divulgação dos resultados, o procurador regional eleitoral, Rodrigo Tenório, autor da ação, abriu inquérito para apurar a diferença entre os resultados das duas pesquisas.

Segundo a apuração, o levantamento do Gape não representou fielmente o eleitorado alagoano na amostra pesquisada.

De acordo com a ação, o Gape aumentou a amostra de entrevistados que ganham até um salário mínimo, grupo em que Collor tem melhor resultado, em detrimento de outros grupos.

Por exemplo, de acordo com o Censo de 2000 do IBGE, 23,24% da população de Arapiraca recebem até um salário mínimo. Na pesquisa Gape, esta parcela da população representava 76,32% dos entrevistados.

A ação deverá ser julgada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas.

A pesquisa Gape, assim como a do Ibope, foi encomendada pelo jornal “Gazeta de Alagoas”, que tem Collor entre os sócios.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com