31 maio 2015
 Por 
Blog do Seridó
 às 
15:30min. 
 em 
Sem categoria
Ministério da Saúde não tem previsão para incluir vacina da Meningite B no calendário

Secretaria Municipal de Saúde descarta surto de Meningite na Capital

O Ministério da Saúde ainda não tem previsão para fornecer gratuitamente a nova vacinação contra Meningite B, já autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo o órgão, não foi feito nenhum pedido do laboratório responsável pela fabricação até o momento. A pasta informaou ainda quem, quando isso ocorrer, diversas análises sobre o produto serão feitas até ser aprovada pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias).

Lançada no começo deste mês pelo laboratório GSK, a vacina tem o nome comercial de Bexsero. Segundo o pediatra e vice-presidente da SBim (Sociedade Brasileira de Imunizações) Renato Kfouri, a nova vacinação chega para ampliar a prevenção contra a Meningite. “As vacinas contra outros tipos da doença já existem no mercado. Essa é a primeira contra o tipo B, causada pela bactéria meningococo B e que poder ser letal”, explicou.

A vacina por ser usada por pessoas com até 50 anos de idade, mas é mais indicada, segundo a Sbim, para os grupos com maiores taxas de reincidências da doença: crianças e adolescentes, entre dois meses até 20 anos. Em 2014, de acordo com o Ministério da Saúde, 53% dos casos de doença meningocócica invasiva (DMI) diagnosticados em crianças com menos de cinco anos foram causados pelo meningococo B.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com