29 jun 2014
 Por 
Blog do Seridó
 às 
10:38min. 
 em 
Sem categoria
Menos Educação: Brasil abandona programa para reduzir atraso escolar

Uma das principais políticas de combate ao atraso escolar tem sido gradualmente abandonada no Brasil, afirma reportagem da Folha de S.Paulo. A iniciativa virou uma espécie de moda no fim dos anos 90 e no início da década passada, mas os programas chamados de correção de fluxo sofreram uma sangria de matrículas.

Havia 1,2 milhão de estudantes do ensino fundamental frequentando esse tipo de curso em 2000. No entanto, no ano passado, esse número caiu para 172 mil, ou seja, uma queda de 86%. Os alunos em correção de fluxo são organizados em salas de aulas separadas, com o objetivo de recuperar o conteúdo não aprendido por eles e depois devolvê-los para o ensino regular na série correta.

De acordo com informações da Folha, no Brasil, 21% das crianças do ensino fundamental não estão na série adequada à sua idade – em grande parte dos casos porque repetiram de ano ou ficaram um período fora da escola. Em 2006, esse índice era maior (28,6%), porém, para especialistas, é cedo para enxugar os programas, uma vez que ainda existem cerca de seis milhões de alunos com atraso de dois anos ou mais no ensino fundamental no país.

“Os programas de correção de fluxo estão morrendo precocemente” afirma João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto em entrevista ao jornal. Para ele, esses programas precisam ser acompanhados por um foco na alfabetização para garantir que o número de novos alunos atrasados diminua.

“Sozinhos, eles são como enxugar gelo. Mas um número grande de alunos já atrasados ainda precisa deles.” Em explicação, o MEC (Ministério da Educação) afirmou que não reduziu os recursos para financiar os programas, mas ressalta que a demanda deve partir de Estados e municípios.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com