08 set 2010
 Por 
Blog do Seridó
 às 
11:11min. 
 em 
IBGE: Brasil registra 58,6 milhões de domicílios em 2009

O número de domicílios no Brasil aumentou em 1 milhão no ano passado, atingindo a marca de 58,6 milhões de unidades, segundo levantamento divulgado hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2009) revelou que mais de 73% dos domicílios eram próprios, um acréscimo de 13,4% em relação a 2004. Entre os alugados a taxa chegou a 17%, o que representa 10 milhões de domicílios.

O instituto revelou ainda que caiu o número de residências com cinco moradores ou mais enquanto o volume de domicílios com apenas um morador passou de 10,4% para 12% no ano passado.

“Aumentou o número de pessoas que estão morando sozinhas. Essa constatação está relacionada ao envelhecimento da população e à queda de fecundidade que vinha sendo registrada nos últimos anos”, afirmou a gerente da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

Além do número de domicílios, a pesquisa também apontou aumento na prestação de serviços, como coleta de lixo, iluminação elétrica e abastecimento de água. No ano passado, quase 50 milhões de domicílios brasileiros foram atendidos pela rede geral de abastecimento de água. Apenas no Centro-Oeste do país, o total de domicílios atendidos pelo serviço foi ampliado em mais de 151 mil em 2009, alcançando um total de 3,6 milhões de unidades na região.

Em relação ao saneamento básico, que inclui rede coletora ou fossa séptica, o atendimento às residências brasileiras chegou a mais de 34 milhões de unidades. “As regiões Norte e Nordeste tiveram as menores parcelas de domicílios atendidos por este serviço, com 13,5% e 33,8%, respectivamente”, apontou a Pnad.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!