31 maio 2019
 Por 
Blog do Seridó
 às 
11:47min. 
 em 
Famílias potiguares podem buscar cidadania portuguesa via judeus sefarditas

BRASIL X PORTUGALA busca por novas oportunidades profissionais, a crise econômica e os altos índices de violência no país são apenas algumas das motivações para a corrida promovida por brasileiros em busca da cidadania portuguesa. Atualmente, estima-se que milhares de norte-rio-grandenses tenham direito a requerer a nacionalidade portuguesa por meio da Lei da Nacionalidade (Lei nº 37/81).

A lei trata, dentre outras possibilidades, a obtenção da cidadania através da comprovação de descendência das comunidades judaicas da Península Ibérica (Portugal e Espanha) ou seja, de origem sefardita. Muitos desses ancestrais portugueses vieram para o Brasil e a região Nordeste, por volta do século XVI, para fugir da perseguição imposta pela Inquisição promovida pelo Estado e a Igreja Católica.

Apesar de não haver dados oficiais que confirmem o número atual de sefarditas espalhados pelo mundo, estima-se que existem milhares de descendentes no Brasil. Um deles é o promotor de Justiça Manoel Onofre Neto que, em menos de um ano, conquistou o certificado de origem sefardita e aguarda a obtenção da cidadania portuguesa.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com