Uma empresa de seguros inglesa apontou que o costume de andar no carro com o combustível na reserva é muito comum. Segundo ela, todo ano 827 mil pessoas ignoram a luz de advertência de reserva e o carro acaba quebrando por falta de combustível. 25% dos motoristas entrevistados acreditam que podem dirigir por pelo menos mais 65 km quando a luz acende. Outros 2 milhões de motoristas admitem conduzir o veículo com a luz de advertência com frequência, principalmente na esperança de encontrar um posto com combustível mais barato.
Sem combustível no tanque, é provável que muito ar tenha entrado no sistema. Assim, mesmo que você reabasteça o carro, ele pode não funcionar. Nessa hora, o mecânico precisa sangrar o sistema, assim como faz com um radiador avariado. O resultado é que você vai ter que aguardar um bom tempo até resolver todo o problema.
Além disso, como o combustível que fica na parte do fundo do tanque tem mais detritos e sujeira, é muito mais propenso para entupir filtros e bombas.
Há ainda uma consequência bem pior e mais drástica: quando o motor para, a direção hidráulica e freios não funcionam. Ou funcionam de maneira muito pior do que o normal.
Para quem acha que o Ponto-Morto é uma boa alternativa para economizar combustível, o mecânico não recomenda. “A economia de combustível no Ponto-Morto é mínima e você ainda perde o controle de aceleração e de freio. Para a economia realmente funcionar, você precisa ficar mais de um minuto com o carro desligado, já que só em ligá-lo você gasta o equivalente a um minuto de combustível com o motor de 2,5 rotações”.
Não é economia gastar 20 centavos a menos hoje e ter que gastar R$ 2 mil amanhã. Isso sem contar na dor de cabeça que uma viagem frustrada trará a você.
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