30 nov 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
10:42min. 
 em 
Sem categoria
Dezembro pode ser mês de chuva acima da média

Dezembro pode ser um mês de chuvas acima da média no Sul e em partes do Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Novembro de 2013 foi um mês com precipitação irregular no Brasil. Codajás, no Amazonas, foi o município em que mais choveu. Foram 530 milímetros, correspondendo a mais de três vezes a média de novembro.

 Quaraí, no oeste do Rio Grande do Sul, foi a terceira cidade mais chuvosa do Brasil, com aproximadamente 375 milímetros, número quatro vezes maior que a média mensal. No Nordeste, destaca-se Balsas, no sul do Maranhão, com quase 290 milímetros, passando em 80% a média climatológica de novembro. Outras cidades baianas terminaram o mês com desvios positivos.

Em dezembro a situação não muda e as chuvas ainda não serão homogêneas pelas cinco regiões do país, como é normal nos meses de neutralidade climática onde prevalecem as características regionais de cada Estado. A expectativa é de chuva acima da média no Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, centro e leste do Nordeste, oeste de Mato Grosso e boa parte da Região Norte.

Os maiores acumulados absolutos ficarão concentrados sobre o Centro e Norte do Brasil. Porém, quando são observados os desvios positivos em relação à média há várias semanas, as previsões também indicam a região de divisa do Paraná com Santa Catarina. Por outro lado, dezembro será um mês com precipitação abaixo da média no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Amapá.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com