20 nov 2012
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:30min. 
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Confira dicas para dormir bem no calor

O calor de Caicó e em grande parte do estado não está de brincadeira. E amanhã (21), começa o Verão. Durante a noite, para muitos, é um sacrifício pegar no sono, pois o clima quente dificulta na hora de dormir.

Para poder aproveitar o Verão sem comprometer as noites de sono fundamentais e o bem-estar das atividades, é preciso tomar alguns cuidados.

Confira algumas dicas de especialistas:

As elevações térmicas podem provocar uma maior movimentação do corpo e a sensação de sono não reparador, por isso a temperatura do quarto deve ser amena, utilizando ventilador ou ar-condicionado;

– Se não houver ventilador ou ar-condicionado é válido deixar a janela um pouco aberta para arejar o ambiente;

– Com a janela aberta o barulho de fora pode atrapalhar o sono. Nesse caso, é aconselhável utilizar um protetor auditivo (plug);

– É importante manter uma rotina de sono, ou seja, tentar dormir e acordar em um horário programado todos os dias, para o corpo não ficar confuso;

– Travesseiros, roupa de cama e pijamas de algodão são mais leves do que os de tecido sintético, evitando o suor e ajudando a noite de sono ficar mais agradável;

– Nos dias mais quentes, os ácaros se proliferam mais, piorando as alergias e problemas respiratórios de muitas pessoas. Rinite, bronquite e asma podem se agravar durante a noite, deixando a pessoa cansada no dia seguinte. Por isso, é preciso manter o ambiente sempre limpo, inclusive os ventiladores. Não esquecer também de tirar toda a poeira e sujeiras do filtro do ar-condicionado;

– A claridade é outro fator que atrapalha, pois ela diminui o hormônio que estimulam nosso sono. É fundamental dormir em um ambiente escuro e evitar ficar no computador e assistir televisão até tarde. Se o ambiente for claro, é aconselhável utilizar máscaras para evitar luz nos olhos;

– O consumo de bebidas alcoólicas também pode fazer a pessoa não descansar bem, ela pode ajudar a pessoa a iniciar o sono, mas geralmente gera um sono fragmentado, com muitos despertares, e quando o indivíduo acorda tem a sensação de estar ainda cansado. Por isso, o ideal é diminuir as doses no barzinho, evitando as bebidas alcoólicas perto do horário de dormir;

– Além de ser mais saudável, o ideal é não consumir alimentos pesados para o estômago antes de dormir. Sucos naturais, vegetais e frutas são as melhores opções;

– Exercícios físicos intensos diminuem o sono, pois liberam adrenalina no organismo, fazem as pessoas ficarem mais aceleradas e aumentam a temperatura do corpo. Portanto, aconselha-se que as pessoas se exercitem mais cedo, ou pelo menos 4 horas antes de dormir. Já a prática de atividades físicas de moderada intensidade e com regularidade ajuda a ter um sono mais profundo.

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1 Comentário

  1. Débora Soares disse:

    Adorei as dicas =)

    O que me ajudou a dormir melhor foi a troca do colchão. Tive que comprar colchão novo e agora durmo bem melhor. No calor, nada como uma cama arrumadinha e um ar-condicionado. Não há sono leve que resista. Rsrsrs

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