24 jun 2016
 Por 
Blog do Seridó
 às 
15:02min. 
 em 
Cientistas da Nasa identificam possível oceano em Plutão

8dep0nvs0myu99netuhn7m4h6

A sonda espacial não tripulada New Horizons, da Nasa, tem transmitido informações surpreendentes sobre Plutão. As fotos mais recentes, tiradas de perto, revelaram características bizarras, inexistentes em qualquer outro planeta do nosso sistema solar, incluindo montanhas com textura de escamas de dragão, que a Agência Espacial descreve como áreas “grosseiramente escavadas” pelo gelo de nitrogênio.

Uma nova pesquisa sugere ainda que Plutão pode ocultar um oceano subterrâneo. “Graças aos dados incríveis da New Horizons, podemos observar as características tectônicas na superfície de Plutão e atualizar nosso modelo de evolução térmica com os novos dados,” disse Noah Hammond, estudante de pós-graduação na Universidade de Brown.

A sonda New Horizons foi lançada em 2006 com o objetivo de estudar o planeta anão e os extremos do sistema solar. Alguns cientistas não tinham muita expectativa sobre o planeta – por ser muito pequeno, remoto e tectonicamente inativo para ter características interessantes. Os resultados apresentados pela nave, porém, foram surpreendentes.

As imagens indicam que uma das características únicas de Plutão são as gargantas que se estendem por centenas de quilômetros, formadas devido à expansão da crosta do planeta.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com